Correio Popular Notícia





Semed realiza Dia Mundial do Autismo em Ji-Paraná

Data da notícia: 27/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120328d.jpg[/IMG] > O município tem sido referência no Estado de Rondônia na área de educação para autismo
(Da Redação) A SEMED (Secretária de Educação de Ji-Paraná) iniciou ontem (27), a solenidade de abertura do dia do Mundial de Conscientização do Autismo. O evento aconteceu na sala de autismo, na rua Almirante Barroso, 1783, onde as mães e profissionais receberam os materiais de divulgação. As entrevistas e visitas acontecerão no ambiente de atendimento hoje (28) e amanhã (29), das 8h30 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas. As palestras e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do autismo acontecerá na próxima sexta-feira (30), na sala de autismo, com os pais, amigos e funcionários da Semed, a partir das 9 horas até às 11 horas.
Como ato simbólico ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a equipe de autismo da Semed terá o apoio do comércio local para iluminar as vitrines de azul. E na próxima segunda-feira (2), às 9 horas, na praça Dom Bosco, centro de Ji-Paraná, serão realizados a soltura de balões azuis, e haverá uma concentração com um pronunciamento das autoridades ji-paranaenses.
Em Ji-Paraná, a Secretaria Municipal de Educação implantou, desde 2008, o atendimento educacional especializado para crianças com autismo. Assim, a inclusão escolar é facilitada. No entanto, para tornar efetivo este atendimento é necessária uma equipe multidisciplinar, com psicólogo e fonoaudiólogo.
Segundo a psicopedagoga Márcia P. Souza, essa questão delicada tem sido alvo de reivindicação dos pais e profissionais para que a inclusão destas crianças obtenha sucesso. ?Essa síndrome inicia-se na infância, antes dos três anos, ocorrendo com mais frequência em meninos do que em meninas. O autismo surge no momento em que acontecem mudanças químicas e neurológicas no processo orgânico?, enfatizou a psicopedagoga.
O autismo não é uma ?ausência? como muitos acreditam, mas ?comprometimentos? na capacidade da criança de se relacionar com outras pessoas. Conforme o psiquiatra infantil Walter Camargo Júnior, as pessoas com autismo apresentam dificuldades na comunicação verbal e corporal e comportamentos restritos e repetitivos. Assim, o especialista afirma que o diagnóstico precoce é importante e que os pais devem tirar todas as dúvidas com o pediatra caso suspeitem que o filho tenha a síndrome.

DIA DO AUTISMO - O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 11194 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.